Como fazer uma equipe campeã!- Leia o artigo do professor Marcelo Calegari Zanetti


Professor Marcelo Calegari Zanetti



Como fazer uma equipe campeã!

 

             Após a boa repercussão em relação ao artigo da semana passada intitulado: “Dicas para tornar seu filho um craque no esporte!” voltarei a discutir sobre o como fazer, já que, as pessoas aparentemente têm grande paixão pelas chamadas “receitas de bolo”, ou seja, o segredo do sucesso!

            Neste sentido, o segredo do sucesso parece não ser tão segredo assim. Muitos de nós responderíamos que para se fazer uma equipe campeã bastaria reunir atletas campeões e/ou os melhores da modalidade. Correto? A resposta é: Incorreto! Tanto no esporte quanto na vida as receitas de bolo parecem não ser um bom caminho para a resolução de nossos problemas e muito menos para se chegar ao sucesso.

            Não faltam exemplos de equipes que reuniram grandes nomes da modalidade e nunca obtiveram títulos expressivos. Um exemplo que ilustra bem esta questão parece ser o do time dos galácticos do Real Madrid, que contou, entre outros, com jogadores como: Ronaldo “Fenômeno”, Zidane, Figo, Raúl, Roberto Carlos, Owen e David Beckham. Exímios jogadores, de renome internacional, no auge de suas formas, porém, não levaram o Real ao título de nenhum campeonato. Esta equipe, anunciada como a grande promessa e até como uma das maiores equipes do mundo não trouxe nenhum título! Como isso seria possível?

            Muitas pessoas poderiam dizer que este foi um caso isolado e logo apontariam que a atual equipe do Barcelona conta com grandes atletas e vem conquistando importantes títulos. Quais atletas desta equipe nos lembramos com frequencia? Messi? Daniel Alves? Mascherano? Parece-nos que não são nomes tão expressivos como aqueles do time dos galácticos do Real Madrid.

            O desafio agora será outro! Apontar equipes de qualquer modalidade esportiva, no qual, continham os melhores atletas da modalidade e que conseguiram se sagrar campeãs! Alguém se recorda de alguma seleção brasileira assim? Pela minha idade, recém ingressada na casa dos trinta, me recordo apenas de seleções brasileiras sofríveis e desacreditas que nos levaram ao tetra-campeonato mundial em 1994 e ao penta em 2002. Mais uma vez a questão é: Como isso seria possível?

            Simples! Reunir os melhores em uma equipe não garante um desempenho promissor. Investir milhões pode ajudar uma equipe até a chegar às finais, porém, não garante a conquista de títulos.

            Boas equipes não são formadas apenas com grandes investimentos, são formadas com a escolha correta dos jogadores para cada posição e ação; um técnico que saiba comandar sua equipe e que os atletas respeitem como líder; uma equipe que perdure por alguns anos jogando junta, o que acaba por facilitar o entrosamento e o padrão de jogo do grupo; a construção de um sistema tático, tanto defensivo como ofensivo consistente e operante, entre outros fatores.

            A Psicologia Esportiva também nos remete a importantes cuidados a se tomar, já que, uma equipe passa por fases distintas como:

·     Formação: período destinado à contratação e seleção dos atletas;

·     Agitação: momento no qual os atletas buscam estabelecer seus papéis dentro do grupo;

·     Normalização: fase onde os papéis de cada atleta já são claros e respeitados pelo grupo;

·     Atuação: período em que ocorrem bons resultados da equipe.

A duração e permanência em cada fase pode durar meses e/ou até anos, dependendo da condução da equipe. Algumas equipes nem chegam à fase de atuação e já são desmontadas. Outras terminam os campeonatos ainda na fase de formação!

Esta discussão retrata apenas alguns fatores inerentes ao sucesso de uma modalidade esportiva. Outros fatores extremamente complexos devem ser explorados ao máximo para que se tenha uma equipe vitoriosa. Agora a pergunta final é: Quem deve fazer isso? Mais uma vez serei claro e direto: um técnico com bons conhecimentos em condicionamento físico e psicológico, sistemas táticos, organização esportiva, entre outros. Neste sentido a graduação em Educação Física oferece bons subsídios, porém, a continuidade nos estudos e estágios é de grande relevância.           

            Envie sugestões, críticas ou comentários para o mail: marcelo@lepespe.com.br. Quem sabe seu tema não seja o próximo a ser abordado!

 

Marcelo Callegari Zanetti

Sócio-proprietário da Ducorpo Personal Training & Assessoria Esportiva / Academia Conexão Saúde

Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – UNESP/Rio Claro 

 

 

 

 

todos os demais  artigos já divulgados no site www.boletimesportivo.com pelo professor Marcelo Calegari Zanetti

 

É só clicar sobre o link!

 

 

 

Dicas para tornar seu filho um craque no esporte!.  

 

 

Dá pra emagrecer no carnaval?-

 

 

Correr ou caminhar? Por onde começar?

 

 

Abdominal pra quê? Perde barriga?

 

 

Futebol de fim de semana





Publicada em : 08/03/2012, por Paulão



Parceiros
Carlos Tavela - Jiu Jitsu / MMA
O Jornalzinho

Publicidade