\


professor Marcelo Calegari Zanetti



Correr ou caminhar? Por onde começar?

 

            Hoje abordarei outro tema de grande interesse, principalmente quando o objetivo é iniciar um programa de atividade física, seja para emagrecer ou melhorar o condicionamento físico. Nestes casos a grande questão fica por conta de como começar: Correndo ou caminhando? A resposta parece um tanto quanto óbvia, porém, na prática não é tão simples assim!

            Muitas pessoas diriam que o melhor é começar caminhando, porém, a vontade em atingir os objetivos rapidamente acaba fazendo com que estas mesmas pessoas se aventurem em corridas com intensidade acima daquilo que elas são capazes, gerando um alto estresse físico e psicológico e como resultado final: maior risco de lesões, doenças e desistência da atividade.

            O melhor a fazermos é pensar que o corpo humano necessita sempre de um estímulo (neste caso uma leve caminhada para aqueles que nunca fizeram esta atividade, ou de uma caminha moderada para aqueles que têm condicionamento pouco melhor). Após este estímulo, o corpo buscará uma adaptação ao estresse sofrido, causado pela prática da atividade. Este estresse levará seu corpo a se tornar mais forte do ponto de vista estrutural (músculos, ossos, tendões e ligamentos) e fisiológico (metabolismo e sistema imunológico). Porém, se este estresse for muito forte e repetido seguidas vezes poderá haver um grande comprometimento do organismo, fazendo com que ao invés de proporcionar melhoras, aumente o risco de lesões e queda no sistema imunológico. É muito comum pessoas que iniciam uma atividade física de maior intensidade ficar resfriadas com facilidade. Este é um típico exemplo de que a atividade está mais forte do que o recomendado para aquele praticante.

            Mesmo com esta explicação ainda resta uma importante questão. Se devo começar caminhando, como e quando posso começar a correr? Muitos profissionais talvez indicassem fórmulas mirabolantes para tentar apontar a resposta. Porém, eu prefiro ser mais direto e simples neste apontamento. A corrida deve ser iniciada somente quando seu organismo pedir, porém, faça com que ele peça! Ou seja, passe da caminhada lenta para uma caminhada moderada, depois para uma caminha rápida. O tempo inicial da caminhada poderá ser de 30 minutos, com aumentos de 5 minutos por semana até atingir 1 hora diária, que é um tempo mais que suficiente. Após vencer esta etapa tente dar pequenos trotes, que podem variar entre 30 e 50 metros e volte a caminhar. Aos poucos tente aumentar a distância dos trotes, alternando com caminhadas. A mudança de etapa deverá ser feita entre 2 e 3 semanas de atividade.

            Aos poucos você perceberá que a caminhada ficou para trás e que a corrida passou a fazer parte de sua rotina e causar maior prazer. É neste momento que a atividade física não deixará tão facilmente de fazer parte de sua vida. Como resultado você terá maior disposição durante o dia, já que seu condicionamento físico estará melhor, além de ter um importante aliado no controle do peso corporal, já que, este tipo de atividade pode resultar em um gasto energético bastante grande, além de acelerar seu metabolismo.

            Por último gostaria de informar aos interessados neste tipo de programa que a recomendação é repeti-lo entre 3 a 7 vezes por semana, pois, praticar atividade física regularmente é questão de higiene. Como cuidamos de nossos dentes ao escová-los frequentemente, devemos cuidar de nosso corpo movimentando-o frequentemente.

            Envie sugestões, críticas ou comentários para o mail: marcelo@lepespe.com.br. Quem sabe seu tema não seja o próximo a ser abordado!

 

Marcelo Callegari Zanetti

Sócio-proprietário da Ducorpo Personal Training & Assessoria Esportiva / Academia Conexão Saúde

Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – UNESP/Rio Claro

marcelo@lepespe.com.br

              





Publicada em : 10/02/2012, por Paulão



Parceiros
Carlos Tavela - Jiu Jitsu / MMA
O Jornalzinho

Publicidade