Futebol de fim de semana, leia o artigo do professor Marcelo Callegari Zanetti


Marcelo Callegari Zanetti



Futebol de fim de semana

 

            Antes de dissertar sobre meu primeiro artigo para a coluna de Educação Física e Esporte do site Boletim Esportivo, gostaria de agradecer ao amigo Paulo Sérgio Rodrigues pelo convite e dizer que me sinto muito honrado em mais uma vez voltar a escrever para o público do Boletim Esportivo, já que, tive uma participação nesta coluna quando o mesmo ainda era no formato impresso.

            Em relação à coluna gostaria de informar aos leitores e visitantes do site Boletim Esportivo que buscarei ser bastante claro em relação a temas de interesse dos internautas, fugindo um pouco da linguagem científico-acadêmica, buscando atingir diretamente o público que se interessa pelo esporte de maneira geral. A indicação de temas também poderá ser feita pelo e-mail: marcelo@lepespe.com.br e os artigos no início serão publicados a cada 15 dias, principalmente no formato de ponto de vista.

            Após uma breve explanação sobre a coluna passarei a discutir um assunto de grande interesse e relevância para muitos internautas que acessam o site do Boletim Esportivo. O famoso Futebol de fim de semana! Paixão de inúmeros brasileiros e riopardenses que não vêem a hora de chegar o fim de semana para entrar em campo. Porém, muitas pessoas questionam se este tipo de esporte faz bem ou não para a saúde! Perguntam quais os riscos de se praticar tal atividade?

            Diferentemente de muitos especialistas não contra indico o famoso “Futebol de fim de semana”, porém, é necessário que os praticantes estejam cientes dos riscos e do que pode ser feito para desfrutar desta atividade com maior segurança e qualidade.

            Em relação aos riscos de se praticar esta atividade poderia apontar principalmente maior número de entorses de tornozelo e joelho, lesões por contato com outros atletas, lesões musculares, câimbras e até lesões mais graves como a de LCA (Ligamento Cruzado Anterior) que é muito comum no futebol. Os riscos não param por ai, já que, a exigência cardíaca também é bastante grande quando pensamos neste tipo de prática, principalmente pelo participante não ter um condicionamento cardiorrespiratório adequado.

            Talvez neste momento muitos internautas apaixonados por esta prática decidam encerrar sua leitura, porém, a melhor parte vem agora. Não é necessário deixar de lado o Futebol de fim de semana para que os riscos sejam diminuídos, mas sim, adotar algumas estratégias que previnam tais problemas. Dentre elas poderia citar primeiramente a adoção de sessões de musculação e treinamento funcional durante a semana, a fim de preparar a musculatura para a intensa solicitação do futebol de fim de semana. Estas sessões devem priorizar principalmente grandes grupos musculares e principalmente coxas e pernas para que músculos, tendões e ligamentos possam ser fortalecidos. Outra dica é a utilização de sessões de alongamento para promover maior amplitude muscular e articular, o que pode diminuir o numero de lesões musculares. Se o praticante não for adepto das academias de ginástica uma boa possibilidade é a prática de caminhada e corrida entre 2 a 3 vezes na semana, o que pode levar a melhora do condicionamento cardiorrespitarório, além do fortalecimento das articulações e músculos das pernas e coxas.

            Vale lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental a realização de uma avaliação física por parte de um médico e um professor de Educação Física que também auxiliarão o praticante na adoção de uma atividade saudável e com menor risco.

            Para concluir, não é necessário deixar seu “Futebol de fim de semana” de lado, mas... é sempre bom ter cuidado. Com estas dicas sua segurança e saúde sairão fortalecidos!

 

Marcelo Callegari Zanetti

Sócio-proprietário da Ducorpo Personal Training & Assessoria Esportiva / Academia Conexão Saúde

Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – UNESP/Rio Claro

marcelo@lepespe.com.br

              





Publicada em : 06/02/2012, por Paulão



Parceiros
Carlos Tavela - Jiu Jitsu / MMA
O Jornalzinho

Publicidade