O esporte na terceira idade, por Luis Fernando Benedito


Na foto, o geriatra Dr. Jean Pierre de Alencar


O esporte na terceira idade


Luis Fernando Aparecido Benedito


A busca por uma boa qualidade de vida é uma realidade presente na vida do ser humano. Boa alimentação, exercícios físicos, o não uso de tabaco e álcool, proporciona uma longevidade maior Dentro desta realidade a prática esportiva na terceira idade tem também crescido. Sobre o assunto Gazeta conversou com o médico geriatra Dr. Jean Pierre de Alencar, acompanhem a entrevista.

01- É aconselhável a prática de exercícios físicos na terceira idade?

Sim, é fundamental na terceira Idade. Primeiro é importante definir o que é atividade física: é um fenômeno que envolve qualquer movimento corporal decorrente de contração muscular com dispêndio energético maior que o repouso. Durante o processo do envelhecimento temos alterações fisiológicas, psíquicas, e físicas como: Redução da força; Redução do volume muscular; Aumento do tecido não contrátil (gordura e tecido conectivo); Redução gerar força em alta velocidade (potência). Vários estudos têm relacionado a redução de força muscular a uma maior suscetibilidade a quedas e fraturas, com o envelhecimento. Os benefícios da atividade física são mostrados em diversos órgãos: O Cérebro: precisa de oxigenação constante, e a atividade física aumenta o fluxo cerebral sendo o primeiro órgão a se beneficiar as suas funções, inclusive melhora da memória. Estudos apontam que o hábito constante de atividade física previne até em 38 % a Doença de Alzheimer. Já a atividade física na Pele: aumenta a eliminação de toxinas, através do suor prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Osso: o exercício aumenta a massa óssea e aumento da mobilidade muscular, evitando o risco de fraturas e osteoporose. No Colesterol: o exercício físico regular aumenta a taxa do bom colesterol - HDL e redução do colesterol ruim - LDL, diminuindo os riscos de aterosclerose uma doença que pode promover aumento da incidência de Doença Cérebros Vasculares como AVC (derrames) e Infartos. Coração: o exercício melhora o fluxo sanguíneo no coração melhorando seu desempenho e suas funções, também mantém a pressão arterial em níveis desejáveis ajudando os medicamentos no tratamento da Hipertensão arterial e suas complicações. Músculos: o exercício reduz a obesidade, promovendo uma diminuição na gordura, na massa gorda e ajudando no fortalecimento da musculatura, (massa magra). Hormônios: a atividade age diminuindo o cortisol “hormônio do stress”, evitando quadros depressivos e de ansiedade, e aumento da concentração e de hormônios sexuais, o exercício ainda libera as endorfinas que são substâncias produzidas no cérebro que dão a sensação de bem-estar, promovendo ainda melhora da dor em doenças crônicas como Osteartroses.

02- Os esportes de competição como natação, voleibol ou futebol podem ser praticados?

Os Idosos são os que mais sofrem repercussões da perda da massa muscular e aumento do percentual de gordura; Exercícios resistidos que são

exercícios que usam força como musculação; Pilates, Yoga e exercícios com pesos, têm ganhado crescente importância na comunidade científica como forma de exercícios seguros e eficazes, trazendo benefícios de caráter preventivo e terapêutico para pessoas idosas ou debilitadas. Porém os exercícios aeróbicos que são aqueles que estão relacionados com o uso de oxigênio do ar, na produção de energia do músculo. Uma grande quantidade de grupos musculares é trabalhada com a prática de atividade aeróbica. São considerados exercícios aeróbicos: caminhada, corrida, remo, natação, ciclismo, patinação, dança. Devem ser mesclados com os resistidos. A natação se destaca entre o voleibol e futebol, pois possui baixo impacto, para as articulações e menor risco de lesões, porém estes podem ser realizados, se não houver contraindicação médica e feita de maneira adaptada. Segundo as diretrizes atuais da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Geriatria e além das sociedades Internacionais Center for Diseases Control and Prevention; National Institutes of Health; American Heart Association; American College of Sports Medicine recomendam prática de atividade física de pelo menos 30 minutos quase todos os dias para indivíduos na terceira Idade.

03-Quais os cuidados necessários que as pessoas desta faixa etária devem tomar para evitar as lesões?

Os cuidados são em realizar alongamento e aquecimento antes das atividades, usar calçados adequados como tênis com amortecedores e evitar caminhar com sapatos, chinelos, ou calçados do tipo rasteirinhas, utilizar ainda roupas confortáveis e que não prendam as articulações. Ainda existem outros cuidados como: nunca praticar a atividade física em jejum, fazer pequeno lanche de fácil digestão até 40 min antes como uma fruta, suco, iogurte diet, torradas, aveia e cereais (granola), barra de cereais etc.; Verificar dextro (taxa de glicemia capilar) antes da atividade física se Diabéticos; Não praticar atividade se tontura ou sudorese; Boa hidratação; Realizar aferição da Pressão arterial se for Hipertenso antes da atividade e após.

04- Existe um limite de idade para a atividade física?

Não, não existe limite de idade para práticas de atividades físicas, tenho pacientes acima de 100 anos em meu consultório que realizam com frequência atividade física, logicamente adaptada as suas condições de saúde e supervisionados por Educadores Físicos e Fisioterapeutas.

05- Pessoas que viveram na juventude uma vida sedentária podem praticar atividades esportivas na fase madura de suas vidas?

Sim, nunca é tarde para início da prática de atividade física mesmos se você já foi sedentário na juventude. Nunca deixar de praticá-la, pois, os benefícios são importantes em todos os grupos, sejam sedentários ou não.

06- Antes de iniciar as atividades físicas é importante a pessoa procurar um médico?

Sim, esta pergunta é muito importante e fundamental. Todo idoso que inicia uma atividade física deve ter uma prescrição e uma avaliação clínica individualizada em consulta com um médico, onde este analisará a história clínica funcional, anamnese e exame físico; analisar os fatores de riscos cardiovasculares e familiares; observar a cognição (memória) analisar a aptidão física previa; analisar acuidade visual (visão) e auditiva; e possibilidade de independência para o exercício. O médico ainda poderá solicitar exames como eletrocardiograma, teste ergométrico, cintilografia miocárdica e analisar os níveis de Pressão Arterial.

07- Quais as atividades que o Dr. recomendaria?

Todas as atividades são interessantes de praticá-las, porém a natação e hidroginástica a meu ver são os mais importantes. As atividades na água trazem diversas vantagens para a terceira idade. Desde o fortalecimento dos músculos até a melhora no processo respiratório. Nadar é uma ótima opção para os idosos, por trabalhar a parte aeróbica, essas modalidades ainda protegem as articulações, proporcionando baixo impacto, trabalhando a circulação sanguínea, podendo ser utilizados pelos idosos com apenas restrições, como exemplo osteartrose de coluna e joelho

08- Suas considerações finais

Atualmente o número de pessoas idosas somam hoje 14 milhões, e em 2025 Seremos o 6º país em número de idosos com 33 milhões de brasileiros. O Número de centenários no mundo, em 1950, era de 24.000, hoje é de 269.000.

E a projeção para 2050 é de 3,8 milhões. O Brasil tem 19000 centenários Estes dados servem para mostrar o grande crescimento da população de Idosos no Brasil e em vários países. Em resumo o exercício regular promove Aumento de massa muscular, melhora o equilíbrio, mobilidade, e resultado excelente no padrão senil da marcha, e em reflexos posturais. Segue promovendo melhor qualidade de vida, tão almejado por todos nós com mais Independência e autonomia. Concluindo deixo uma frase (Do pai da medicina Hipócrates – AC 300) que já dizia “As partes do corpo que se mantêm ativas envelhecem lentamente e com saúde, enquanto as Inúteis ficam doentes e envelhecem precocemente.”.






Publicada em : 14/06/2016, por Paulão



Parceiros
Carlos Tavela - Jiu Jitsu / MMA
O Jornalzinho

Publicidade